Quer ganhar mais Tempo Para gerir seu compras?

Quer aumentar a lucratividade da sua empresa?

Quer ter Informações estratégicas na hora de fazer suas Compras?

Quer fazer cotações de forma rápida e prática para sua empresa?
CLIQUE AQUI E TESTE POR 15 DIAS GRÁTIS

BLOG DA COTASUL

10 Dicas para Negociar suas Compras com Excelência

16/03/2015
15:07:37

O que é um setor de compras sem negociação? Para o departamento de compras uma boa negociação é primordial para que tudo vá bem, quem compra no primeiro preço ofertado, sem uma bela de uma negociação, tem uma grande chance de pagar mais caro e isso significa margens pequenas ou produto encalhado sem preço competitivo.

A negociação é uma arte para um comprador, mas nem sempre você nasce com este dom, isso pode ser aprimorado, pensando nisso, segue algumas dicas:

 

1)    Crie Relacionamento com os Fornecedores

Crie um contato amistoso com os fornecedores, não precisa ser amigo intimo, mas tenha empatia e o mantenha regularmente, quanto maior a frequência nas negociações e a proximidade entre as partes traz mais confiança para a troca de informações, assim aumentando as probabilidades de melhora na relação comercial.

2)    Conheça seus limites

Você deve ter em suas mãos os seus limites, se prepare para a negociação, sabendo até que preço você pode pagar, qual o prazo de entrega máximo você pode conceder para este pedido, qual o prazo médio você tem que alcançar nesta compra. Caso não tenha estas informações na hora de negociar, você pode acabar aceitando um acordo que não seja nada favorável.

3)    Tenha uma segunda opção

Quando partimos para uma negociação, na maioria das vezes, já fizemos uma pesquisa de mercado, assim temos outras opções para negociação, importante não descartar as outras opções. Pois ficar na mão de um fornecedor só na negociação pode não ser favorável. Tenha outro fornecedor na manga caso você precise desistir desta negociação.

4)    Deixe a emoção de fora e não fale de mais

Racionalize a negociação, tenha as informações que você levantou sobre esta compra na mão, assim você tem mais possibilidades de ter equilíbrio emocional. Quando as emoções estão mais a frente que a razão, se torna um risco negociar, as possibilidades de se dar mal são enormes.

Tenha cuidado para não falar mais do que o necessário, todas as informações podem se voltar contra você na negociação, o vendedor é extremamente preparado para captar estes dados.

5)    Negocie com calma

Use algumas estratégias para não demonstrar pressa na negociação, caso contrário pode passar ao fornecedor a impressão de que você aceita qualquer proposta. O melhor a fazer é demonstrar pouco interesse na compra ou antecipar as negociações, isso permite que você tenha tempo para pesquisar bastante e ter alternativas.

6)    Seja prático e busque benefícios mútuos

Tenha na praticidade o melhor atalho para uma boa negociação, não adianta ficar impondo muito ao fornecedor, sendo que nas negociações entre empresas ambos devem ganhar, é um modelo de negociação ganha-ganha. Então, o importante para o uma boa negociação é que haja concessões de ambos os lados, assim todos tem vantagens. Logo seja franco e concilie os seus interesses já levantados nas suas necessidades de compra.

7)    Dependendo da situação seja mais incisivo

 Vai mais afundo na negociação, busque o menor preço com o fornecedor. Quando possível comece pela proposição máxima possível, vá além do que você precisa.

Não se preocupe em pedir menos, ninguém se ofenderá por isso. São negócios e a qualquer momento o fornecedor pode pedir uma melhor oferta.

 8)    Use táticas para obter desconto

Uma das táticas é usar de grandes quantidades para solicitar descontos maiores ainda, quando sua empresa comporta ou necessita de grandes estoques use isso como uma arma contra o fornecedor. Lembre-se de ficar atento quando trabalha com produtos perecíveis, ou pode acarretar em grandes prejuízos.

A segunda tática que vou lhe indicar é entrar na negociação do preço a prazo, ir até o limite do fornecedor no preço de prazo, assim que chegar na última linha de negociação, solicite o desconto e pague à vista. Sempre é desejável pelos fornecedores recebimento à vista.

9)    Faça longas relações ou incentive a competitividade

Uma das maneiras de negociar com preços menores é fazer parcerias mais longas com os fornecedores. Usando a regularidade de compra e o histórico de relacionamento, lhe propicie descontos e prazos diferenciados. Mas neste modelo você da uma certa exclusividade ao fornecedor, fique atendo aos prazos de entrega e a qualidade do produto.

Por outro lado, incentivar a competitividade entre os fornecedores podem render bons frutos, o modelo de cotações, faça com no mínimo 5 fornecedores, e após identificar o que mais lhe satisfaz, negocie uma melhor oferta. Use esta técnica e você irá se surpreender.

Na escolha entre uma técnica ou outra, avalia qual se adequa melhor a sua empresa e aos seus processos.

 10)  Esteja pronto para recusar o acordo

Aqui você tem que estar preparado para entender qual o seu limite na negociação, se você fez o dever de casa, sabe qual o valor máximo que você pode pagar, quando o outro lado não ceder, saí da negociação se necessário. O fornecedor poderá recuar em novo momento, mas se ele não voltar sinta-se feliz da mesma forma e parta para a sua 2° alternativa.

 

Comentários (1)
  • Eduardo Ramos
    11/09/2017
    Boa tarde, Ótimo post, simples e objetivo, afinal, todos os artigos lidos até o momento serão de grande valia profissional.
Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *

EFETUE SEU LOGIN

Esqueceu sua senha?