Quer fazer cotações de forma rápida e prática para sua empresa?

Quer ter Informações estratégicas na hora de fazer suas Compras?

Quer ganhar mais Tempo Para gerir seu compras?

Quer aumentar a lucratividade da sua empresa?
CLIQUE AQUI E TESTE POR 15 DIAS GRÁTIS

BLOG DA COTASUL

Compras Urgentes! Como Fugir deste Carma

24/04/2015
15:30:34

As Famosas compras Urgentes, sempre tem aqueles que chegam para nós compradores, com aquela cara de assustado, dizendo “que vai parar tudo, a produção da empresa depende desta compra”. Sabemos o que acontece né, mais uma vez o comprador vai apagar um incêndio, não muito contente, mas é sabido que realmente a operação da empresa pode parar.

Mais porque ainda acontecem as compras urgentes?

  1. Esquecimento do colaborador que já sabia que deveria ter feito a solicitação.
  2. Falta de controle do estoque mínimo.
  3. Má planejamento de produção.
  4.  Inexistência de manutenção preventiva?

Existem inúmeras possibilidades, que levam a existir as compras de urgência, que arrepiam os compradores e acontecem com uma frequência nada desejável. Está pratica traz muitos malefícios sendo eles tanto a empresa, quanto ao departamento de compras, sendo de aspectos financeiros, de processos, entre outros.

Mas o que fazer para que as compras Urgentes sejam eliminadas? Devemos pensar estrategicamente, incluído o compras no planejamento estratégico desde o início do processo da empresa, no momento do desenvolvimento da meta de vendas, já se deve pensar nas compras, ao contrário disso, estamos com uma grande possibilidade de trabalhar como bombeiros ao invés de compradores, sempre “apagando incêndios”.

Há formas de mostrar com números para os gestores da empresa, que devemos eliminar está prática, mostrando o quanto de prejuízo isso traz para a organização. Realize a compra com a urgência solicitada, mas também realize o processo como se tivesse o tempo necessário para completar o processo da maneira correta, crie um relatório que compare as duas compras, vão ser nítidas as perdas, sendo elas financeiras, de qualidade, negociação com fornecedores não homologados.

As compras de urgência, não nascem no departamento de compras como sabemos, mas você tem o poder de mostrar o quanto de prejuízo traz ao setor e a empresa, divulgue aos outros gestores os malefícios das compras de urgência, mostre números e você será escutado. Faça a Diferença.

 

Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *

EFETUE SEU LOGIN

Esqueceu sua senha?