Quer fazer cotações de forma rápida e prática para sua empresa?

Quer ter Informações estratégicas na hora de fazer suas Compras?

Quer ganhar mais Tempo Para gerir seu compras?

Quer aumentar a lucratividade da sua empresa?
CLIQUE AQUI E TESTE POR 15 DIAS GRÁTIS

BLOG DA COTASUL

10 Etapas do ciclo operacional de Gestão de Suprimentos

O Profissional de compras deve conhecer as etapas do processo do ciclo da cadeia de suprimentos da sua empresa, pois tendo pleno conhecimento deste processo o comprador, pode identificar com mais facilidade quando alguma etapa não foi feita, ou até feita incorretamente. Podendo assim corrigi-la, de forma rápida e não comprometendo o ciclo de compras.

Veja as 10 etapas e faça um paralelo com os processos adotados na sua empresa hoje, análise e veja quais alterações são necessárias para um melhor funcionamento. Caso você ainda não tenha mapeado os processos do setor, aconselho fazer, com uma determinada urgência, não fique à mercê da sorte.

 

1)    Pedido de Compra do Departamento Solicitante:

Nesta etapa o solicitante deve fazer uma listagem de produtos que necessita, incluindo nela as características para que não haja erros nas compras; sugiro colocar as seguintes informações, Descrição completa, quantas unidades e para quando é a necessidade, qual o departamento solicitante e em qual departamento será utilizado.

A solicitação deve ser feita pelo departamento solicitante, sendo enviado ao departamento de compras, que analisa o centro de custo, orçamentos estipulados pela empresa, para a determinada compra.

 

2)    Coleta de Orçamentos

Levantamento de orçamentos de fornecedores, na maioria das empresas, utiliza uma política de no mínimo três orçamentos de diferentes fornecedores, se possível que haja uma amostra do produto para a verificação da qualidade. Uma das atribuições mais morosas para os compradores, quando se usa o modelo manual de captação de preços. Veja aqui como funciona o mapa comparativo de preços e ganhe mais tempo neste processo. 

 

3)    Negociação com Fornecedores

Se não a etapa mais importante, uma das mais importantes funções atribuídas ao setor de compras, aqui separa-se o verdadeiro profissional de compras dos outros. Nesta etapa do processo o comprador, negocia com os fornecedores os preços, condições de pagamento, prazos de entrega, entre outros termos.

Se você ainda não se sente confiante para fazer tais negociações, ou ainda acredita que pode melhorar seu potencial, verifique aqui 10 poderosas dicas para negociar com excelência.

 

4)    Definição do Fornecedor

Nesta etapa, se faz a definição do fornecedor que atende todos os critérios da estratégia da empresa, cadastrando seus dados em sistema, podendo assim fazer a gestão de fornecedores, registrando para que se possa fazer avaliações e futuras compras.

  

5)     Emissão do pedido de compra

A emissão de ordem de compra, deve ser feita pela empresa compradora, enviada ao fornecedor para que se faça um aceite da compra, a partir do momento que seja aceito pelo fornecedor, a ordem de compras representa um contrato de compra com o fornecedor, contendo as informações negociadas na compra, ele tem todas as informações para controle da compra e entregas. Com este documento o compras pode conferir as mercadorias no momento da chegada dos produtos comprados.

 

6)    Acompanhamento do Pedido de entrega

O comprador deve se manter informado de todo o processo de entrega da mercadoria, desde a saída do produto, até a chegada em sua empresa, com a intenção de evitar possíveis atrasos e consequente paralisação na produção.

 

7)    Recebimento do Material e conferência com o pedido executado

Na chegada dos produtos, a carga deve ser conferida com a ordem de compras e com a nota fiscal, verificando itens, quantidades, valores e danos de mercadoria no transporte. A medida que haja alguma discrepância dos itens mencionados acima, o departamento de compras deve entrar em contato com o fornecedor para que seja tomada as providencias cabíveis.

 

8)    Entrada no Estoque

Feita a conferência dos produtos, e a conferencia estiver de acordo, deve ser efetuada a entrada, dos produtos no estoque, informando a data de entrada, o lote, a quantidade, fornecedor e local de armazenamento.

 

9)    Direcionamento dos produtos

Com o produto já registrado no estoque, a mercadoria deverá ser enviada ao setor solicitante para o armazenamento ou para setor produtivo.

 

10)     Saída do estoque para uso.

Aqui finda o ciclo operacional de suprimentos, quando o é dada a saída do produto para entrada na produção ou uso e consumo. Nesta etapa deve ser retirado do estoque o material utilizado, possibilitando o controle para o compras, sabendo o momento certo de iniciar novamente o ciclo operacional.

 

 

Comentários (1)
  • ANA LETÍCIA
    04/04/2019
    PRECISO DO NOME DO AUTOR DESSE ARTIGO
Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *

EFETUE SEU LOGIN

Esqueceu sua senha?