Quer fazer cotações de forma rápida e prática para sua empresa?

Quer ter Informações estratégicas na hora de fazer suas Compras?

Quer aumentar a lucratividade da sua empresa?

Quer ganhar mais Tempo Para gerir seu compras?
CLIQUE AQUI E TESTE POR 15 DIAS GRÁTIS

BLOG DA COTASUL

Cargos e Funções do Departamento de Compras

11/05/2015
18:10:53

Uma descrição eficiente de cargos e funções, resolve muitos problemas de comunicação dentro de cada departamento da empresa, atribuindo a cada indivíduo seu título, seu cargo, dizendo quem ele é dentro da organização, fica muito mais fácil dizer o que ele faz, ou deve fazer.

A confecção destas descrições, são primordiais para o funcionamento das organizações, mas em muitos casos, não é feita de maneira correta ou nem mesmo feita, dificultando o melhor desempenho dos profissionais.

Pensando desta forma, descrevo alguns papeis da equipe de compras e suas funções:

Diretor de Suprimentos: Um dos maiores níveis hierárquicos do processo de suprimentos, normalmente em multinacionais de grande porte. Com função extremamente estratégica e decisória, com total conhecimento do processo técnico. Proporcionando a organização uma redução de custos, prazos e desenvolvimento de grandes fornecedores.

Gerente de Suprimentos, Materiais e compras: Aqui encontramos algumas variações de estratégias, em função dos processos, produtos ou de estratégia envolvida. Para a função de gerente de suprimentos, independentemente dos produtos ou processos, ele é responsável pelo gerenciamento de todo o processo. O gerente de compras pode ser visto de forma mais técnica, verificando especificações de produtos e processos. Já o gerente de materiais, faz além da gestão do departamento de compras, outras áreas como almoxarifados, planejamentos de produção, entre outras. Mas ressaltando que podem ter variações conforme cada organização.

Chefe, Supervisor ou coordenador de compras: Atua no nível tático, operacionalizando as atividades, ele é o responsável de analisar as solicitações de compras, estuda os detalhes técnicos necessários para a compra correta; coordena as pesquisas de preços e fornecedores. Solicita testes de qualidade das matérias primas adquiridas; mantem contato com outros setores da empresa, gera relatórios e estatísticas gerais; elabora previsões periódicas de compras; aprova cadastro de fornecedores.

Comprador de materiais diversos ou suprimentos: Efetua as compras gerais, desde peças, material de fabricação e materiais de consumo da empresa. Sob a supervisão da chefia da seção, classifica e analisa as requisições de compras remetidas por outros setores; pesquisa fornecedores e coleta preços, efetuando analise de qualidade e optando pelo que mais atende as necessidades da empresa. Efetua a compra e controla as entregas, mantendo um catálogo de fornecedores sempre atualizado.

Comprador Técnico: Este atua na compra de materiais ou equipamentos relacionados a um segmento especifico da empresa; como o nome já diz, deve conhecer o funcionamento para efetuar a compra do produto especifico, atribuindo as funções de compras normal, ele também assessora as várias seções com informações técnicas.

Comprador de Matéria-prima: Este deve conhecer de forma construtiva os materiais (plásticos, aços, metal, ferro, alumínio, madeira, tecidos); efetuando compras de diversas unidades fabris. Atribuindo todas as outras funções do comprador, opina sobre as melhores ofertas.

Auxiliar de Compras: Faz o acompanhamento do pedido, desde a emissão até a chegada das compras até a empresa; controla o recebimento das solicitações de compras e faz toda a conferência dos valores. Emitindo pedidos, fazendo as relações de fornecedores com os produtos, arquiva e organiza os documentos relacionados as cotações e compras. Acompanha os prazos de entregas, informa o comprador em relação alguma divergência, efetua cancelamento e alterações nos pedidos.

 

Comentários (4)
  • maria valdiane
    03/01/2018
    muito bom , me ajudou bastante
  • Paulo Lima Neto
    26/09/2017
    O comprador técnico precisa de CREA? Eu posso ser contratado como um "engenheiro comprador" pra ser um comprador técnico?
  • andre
    30/08/2017
    Boa noite, levando em consideração a relação de cargos no setor de compras, favor esclarecer: Os cargos Assistente de Compras e Analista de Compras, onde se encaixariam ?
  • José Luis
    01/06/2017
    Ola boa tarde estou iniciando um negócio meu foco é produtos de limpeza estudei profundamente as variavéis do negócio sentir firmeza estou dentro; iniciando de fórma segura com os pés no chão,vou procurar ser breve ficou claro que atuo em todas as frente da empresa, quando faço contatato com uma empresa para dar inicio a um processo de compras como devo me apresentar, como um comprador sênior, comprador técnico,gerente ,auxiliar de compras da essa luz,desde já agrad. José Luis Supply TopVendas prod. de limpeza
Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *

EFETUE SEU LOGIN

Esqueceu sua senha?