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8 Dicas Para o Comprador se Destacar na Crise

16/05/2015
14:13:13

Passamos por um 2014, cheio de incertezas e promessas de melhora na economia, mas estamos aqui em 2015, no meio de uma economia com pouco crescimento e retrações do governo, inflação no topo e dólar em alta.

Mas com mercado com crescimento baixo, uma das soluções mais procuradas pelas empresas é reduzir custos fixos, sabemos que o setor mais procurado e que pode dar retorno de forma rápida é o compras, cerca de 60% da receita de vendas, volta a ser gastos com as compras.

O comprador, o que deve fazer neste momento que a gestão da empresa exprime os gastos? Deve simplesmente aguardar passar a fase ruim e não comprar?

Acreditamos que não! Use este momento para se destacar, por este motivo, listamos abaixo algumas ações importantes que irão lhe auxiliar neste processo:

1)      Contratos Existentes: Revise todos os contratos, ajustando para que atenda sua real necessidade de produção, aproveitando para revisar todos os parâmetros.

2)      Nova Negociação: Cada compra deve ser negociada de forma que gere cada vez mais economia, temos um post falando como fazer uma negociação Top.

3)      Administre os estoques: Solicite uma avaliação dos estoques, utilize ao máximo, dentro dos prazos necessários para que não aconteça rupturas, faça um controle mais rígido do estoque.

4)      Otimize o Prazo de Pagamento: Sabemos que o prazo médio de pagamento influencia diretamente no financeiro, aumentando ou reduzindo a necessidade de capital de giro, então negocie de forma à aumentar seu prazo médio. Saiba mais sobre prazo médio de pagamento neste post.

5)      Fuja das Compras Urgentes: Urgente é sinônimo de prejuízo, pelo seu tempo de parar o que está fazendo para atender uma demanda inesperada ou até mesmo por comprar muito mais caro, fuja disso. Veja como aqui.

6)      Gere novas Alternativas: Sempre surgem solicitações de pesquisas de novos materiais e equipamentos, mesmo gerando um trabalho extra, é uma grande possibilidade de mostrar sua capacidade

7)      Fornecedores estratégicos: Identifique seus fornecedores estratégicos, trabalhe em parceria para que haja vantagens na retomada de crescimento do mercado.

8)      Metrifique suas ações: O seu esforço pode não ser reconhecido como você deseja, apresente números, contra dados não há argumentos, crie indicadores e apresente. Veja os indicadores mais utilizados.

Se lembre que a crise é passageira e tome as suas decisões pensando no amanhã, você precisará dos parceiros para sustentar a volta do crescimento.

 

 

Comentários (1)
  • Gilma
    17/05/2015
    Pois preciso de umas dicas para economiza.
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