Quer fazer cotações de forma rápida e prática para sua empresa?

Quer aumentar a lucratividade da sua empresa?

Quer ter Informações estratégicas na hora de fazer suas Compras?

Quer ganhar mais Tempo Para gerir seu compras?
CLIQUE AQUI E TESTE POR 15 DIAS GRÁTIS

BLOG DA COTASUL

Aumentar os Lucros através do Lote Econômico de Compras

25/05/2015
17:11:05

O Lote Econômico de Compras é uma metodologia criada em 1940, que até hoje persiste na gestão das empresas, que buscam melhorar seus desempenhos. O Lote Econômico de Compras, chamado de LEC, tem o intuito de fazer uma melhor gestão dos estoques, proporcionando que seja feita uma análise econômica, visando que a cada compra de produtos, seja otimizado um lote, que reduza o custo de pedido, transporte e de armazenamento.

Mas como é feita está mágica? Calculando uma estimativa de vendas para o ano, ou determinado período. Assim a empresa já tem uma possível quantidade de materiais a serem comprados no período. Com esta demanda em mãos, o compras pode começar a utilizar o LEC para determinar que quantidade comprar por lote, para que seja gasto o mínimo possível com os custos de compras.

Mas para que o LEC tenha sucesso e seu cálculo seja o mais aproximado da realidade possível, alguns critérios precisam ser atendidos. Como:

  1. Demanda de compras deve ser conhecida, como mencionei no texto acima.
  2. O lead time de compras deve ser bem claro, para que não haja rupturas.
  3. Os pedidos não podem ter restrições de quantidade.
  4. Para este cálculo deve ter a premissa de que é um único produto por fornecedor.

 

Através do LEC podemos captar algumas informações muito valiosas para a gestão dos custos da empresa, como o número de itens a serem comprados em cada lote, o tempo em que a empresa trabalha cada lote, com o estoque mínimo definido, pode se calcular o tempo de ressuprimento.

 

  • Vamos para a primeira fórmula, para acharmos o LEC:

  

O resultado desta equação, trará para você, a quantidade de itens, que devem ser comprados no lote, para que a compra seja a mais econômica.

 

 

  • O tempo para consumir este lote é determinado pela formula.

 

O Resultado desta equação, saberemos em quanto tempo o lote será consumido pela produção.

 

  • Tempo de ressuprimento do lote econômico de compras, estimule um estoque mínimo, o tempo em que você será solicitado para que seja solicitada uma nova compra, depois execute o cálculo abaixo.

        

Este resultado traz para você quantos dias o seu estoque mínimo, dura para que você consiga efetuar a compra e que seja entregue os produtos, sem ruptura na produção.

 

O LEC é uma ótima ferramenta para redução de custos de compra e estocagem, mas que necessita de um bom levantamento de dados e cálculos precisos.

 

Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *

EFETUE SEU LOGIN

Esqueceu sua senha?