Quer fazer cotações de forma rápida e prática para sua empresa?

Quer aumentar a lucratividade da sua empresa?

Quer ter Informações estratégicas na hora de fazer suas Compras?

Quer ganhar mais Tempo Para gerir seu compras?
CLIQUE AQUI E TESTE POR 15 DIAS GRÁTIS

BLOG DA COTASUL

Aprenda como calcular o IPI na Hora de Comprar

23/06/2015
21:43:35

Compramos todos os dias produtos para nossa empresa, é sabido por todos que há uma carga de tributos embutidos neles. Onde o comprador deve saber na hora da compra, analisar quais são os tributos e qual o custo real do produto para a empresa.

Hoje vou falar um pouco sobre o IPI (imposto sobre o produto industrializado), onde industrializado se refere a todos os produtos que passam por uma transformação, uma alteração do seu estado normal, para ser vendido. Estes produtos estão passíveis de ser tributado pelo IPI.

A cobrança do IPI se dá nas seguintes situações, na saída do produto industrializado, na arrematação de produtos de leilão e portos quando os produtos são nacionalizados em caso de importação.

Então você deve analisar e questionar o seu fornecedor quando estiver comprando um produto que foi industrializado, para saber quanto você pagará a mais de IPI na compra do produto, caso você não se habilite a usar o crédito de IPI, este valor deve ser considerado custo, na hora que formar o seu preço de venda.

Para aproveitar o que você paga a mais do IPI, a sua empresa deve estar categorizada como indústria ou equiparada a indústria e estar fora do regime do Simples Nacional, podendo assim restituir o valor pago na hora de pagar sua guia de IPI referente as suas faturas de vendas.

Para calcular o IPI sobre as suas compras, você deve analisar as alíquotas referente aos produtos comprados, no site da Receita Federal você encontra a TIPI (Tabela de Incidência sobre produtos Industrializados), onde tem as informações dos produtos que são isentos de IPI e as alíquotas dos que são tributados. Acesse aqui a tabela.

Mas para poupar o seu trabalho os fornecedores já conhecem as alíquotas de cada produto, após ter alíquota em mãos, a formula de cálculo é muito fácil, basta você multiplicar o percentual do imposto pelo valor total do produto, o resultado desta equação é o IPI, ele sempre vem destacado na nota fiscal separado do produto, diferentemente de outros tributos como ICMS, PIS, COFINS.

Fique atento nas suas compras e evite surpresas. Boas Compras!

 

 

Comentários (2)
  • Andréia Costa
    23/03/2017
    Olá não estou conseguindo acesso a tabela. Se importaria em enviar para o meu e-mail? Grata Andréia
  • Alexandre Feitosa
    15/08/2016
    Bom dia! O link para acessar a tabela está apresentando erro. Poderia enviar a mesma para o meu e-mail?
Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *

EFETUE SEU LOGIN

Esqueceu sua senha?