Quer fazer cotações de forma rápida e prática para sua empresa?

Quer ganhar mais Tempo Para gerir seu compras?

Quer aumentar a lucratividade da sua empresa?

Quer ter Informações estratégicas na hora de fazer suas Compras?
CLIQUE AQUI E TESTE POR 15 DIAS GRÁTIS

BLOG DA COTASUL

Gestão de Custos - 5 Vantagens em usar um Sistema de Gestão de Compras

29/06/2015
17:59:05

Estamos passando por um momento delicado na economia brasileira, onde tudo está mais difícil, crescimento baixo, dólar em alta, inflação e muitas incertezas pairam sobre as empresas, neste momento a melhor forma de manter os negócios no rumo do crescimento é aumentar o nível de gestão da sua empresa.

Sabemos que cerca de 60% que sua empresa fatura, sai novamente através do departamento de compras, saindo do caixa da empresa e sendo colocado novamente no mercado. O setor de compras muitas vezes tratado erroneamente pelas empresas como sendo um departamento operacional e não como estratégico, os colaboradores e os processos devem ser reavaliados e geridos de forma estratégica.

Alinhando o momento atual da economia e a importância do departamento de compras, que usa 60% do dinheiro da empresa e influência em toda a parte financeira da empresa, como necessidade de capital de giro, ciclo financeiro, controle de inflação dos produtos comprados. Escrevi abaixo as 5 vantagens de quem usa o sistema específico para gerir as suas Compras:

1)      Gestão de Custos: A gestão da empresa ganha quando tem um controle apurado dos custos da empresa, obviamente quanto menos se gasta para fazer um produto, mais margem de lucro ele deixa para a empresa. Quem utiliza sistema para gerir suas compras tem a possibilidade de controlar todas as despesas da empresa por centro de custos, sabendo quanto cada setor gasta do faturamento. Outro passo importante que a empresa consegue dar é estipular orçamentos mensais para cada setor, com um sistema de compras a empresa impossibilita que se gaste acima do que foi planejado, e os custos não vão ser uma surpresa na hora de analisar os lucros e despesas do mês.

 

2)      Indicadores de Resultados: Quando a palavra buscada é melhorar a gestão e reduzir custos, não existe outra forma de ser feita sem que haja controle e para que isso aconteça, a empresa tem que estipular indicadores, monitorando-os e tomando ações para que ele sempre esteja de acordo com a necessidade. No departamento de compras existem diversos indicadores, e para quem utiliza um sistema de gestão de compras tem a oportunidade de monitora-los a todo instante. Leia mais sobre indicadores de compras aqui.

 

3)      Lucro direto na Compra: Comprar bem não é só comprar com o melhor preço, sabemos muito bem que o melhor preço nem sempre é o melhor custo benefício. Por isso o comprador deve ponderar diversas informações na hora de tomar a sua decisão de compras. Um sistema especifico de compras, envia a demanda de compras da sua empresa a diversos fornecedores, com as respostas dos fornecedores o sistema monta um mapa comparador de preços instantâneo, na hora de decidir a melhor oferta o comprador analisa indicadores e informações estratégicas e sempre compra o melhor produto. Podendo ainda negociar de forma prática com os fornecedores e garantir um Saving elevado e gerando ainda mais economia.

 

4)      Processos alinhados e erro comunicação zero: O processo de compras envolve algumas idas e vindas de informações, solicitações de compras por parte de outros setores na empresa, PCP, almoxarifado, informática, manutenção, entre outros. Quando o processo não está alinhado, os problemas começam a surgir, como compras erradas, compras sendo feitas de forma urgente e consequentemente se pagando mais caro. O sistema de compras, organiza e documenta estas trocas de informações, para solicitações e acompanhamento das compras, deixando o processo organizado e minimizando erros. Outro fator importante é o controle por alçada de compras, o administrador consegue definir quanto que cada comprador pode comprar sem que seja solicitado sua autorização via sistema.

 

5)      Auditorias e transparência: O departamento de compras faz todos os dias negociações de diversos valores, transacionando muito dinheiro, para que este processo seja documentado, organizado e de fácil acesso, todos os processos feitos pelos compradores têm que ser de forma digital. Com um sistema de compras a empresa adquire está organizações e automatização dos processos, podendo avaliar a cada compra as informações relacionadas as compras, podendo verificar as ações de cada usuário e manter a gestão sempre na mão.

 

Escrevi hoje apenas 5 das vantagens, de quando se obtem um sistema que foi desenvolvido e pensado no departamento de compras. Aumente sua gestão e garanta a lucratividade que sua empresa necessita para continuar crescendo.

  

Comentários (1)
  • Alex Teles
    30/08/2016
    Bom dia! Estamos compondo uma cooperativa de compra coletiva. Gostaria de saber maiores detalhes sobre sua solução.
Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *

EFETUE SEU LOGIN

Esqueceu sua senha?